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h) Jogo de capoeira e suas associações e confederações

Matéria escrita em 2003 e atualizada em 25.01.2019.

Atualmente, a mais divulgada de todas as manifestações culturais afro-brasileiras é, sem dúvida, a capoeira. Está se espalhando pelo mundo. Há escolas de capoeira até na Austrália, Canadá, Estados Unidos, e em dezenas de outros países,  como se constata facilmente na Internet.

Capoeira, na verdade, é palavra advinda do tupi agregada à língua  geral falada pelos brasileiros até por volta de 1700/1759. Segundo Yeda Pessoa de Castro, significa “s.f. jogo atlético de origem banto, constituído por um sistema de ataque e defesa, de caráter individual, acompanhada pelo toque de berimbau, e que, apesar de intensamente perseguido até as primeiras décadas do séc. XX, sobreviveu à repressão e hoje se amplia e se institucionaliza como prática desportiva regulamentada. Consta de duas modalidades: coou(i)ra-angola, copoe(i)ra-regional. Ver jogo-de-capoe(i)ra, roda-de-capoe(i)ra. Kik./Kimb. Kambulila>kambulela, ação de repelir, esquivar-se, aparar, rechaçar mutuamente, aos pares, com rasteiras e golpes de pé[1].

Rugendas (1822/1825) – Capoeira ou Jogo de Guerra

Achei na Internet (no ano de 2003)[ os seguintes endereços de escolas de capoeira em Minas Gerais que, ao que parece, devem ter sido modificados mas que ainda podem ser achados pelo nome das academias.

Evidente que atualmente deve haver ainda nas Minas Gerais dezenas de outras entidades de capoeira, formalizadas e não formalizadas, que não possuem páginas na Internet.

Atualmente, 2019, o próprio IPHAN publicou um mapeamento da Capoeira em Minas Gerais.

Em nível de Brasil, podem ser encontradas na Internet várias associações, confederações e até associação de professores de capoeira. Como se vê, é uma das áreas mais agitadas e bem estruturadas da cultura brasileira de influência africana.

2003 © Todos os direitos reservados a Tarcísio José Martins


[1] Falares Africanos na Bahia, Yeda Pessoa de Castro, pg. 201.